PR3 PR4 e PR2 Rota das 4 Aldeias

PR3- PR4 e PR2 – Rota das Aldeias

Rota das Aldeias do Xisto
Características do Percurso
Nome: Rota das Aldeias, Código: LSA PR3, PR4, PR2
Tipologia: Circular, Distância: 16Km
Duração aproximada: 5/6h
Tipo de piso: Caminhos rurais e natureza
Grau de dificuldade: Elevada
Partida: Castelo da Lousã
Chegada: Castelo da Lousã   
Fazer download do GPX  

Este percurso é uma mistura de 3 trilhos, o PR3, PR4 e PR2. O percurso inicia no Castelo da Lousã, durante este percurso passamos pela Ribeira de S. João, que alimenta as piscinas naturais da Sra. Piedade. É importante referir que parte deste percurso é feito ao lado de uma levada de água, que canaliza água da serra para a Central Elétrica, a primeira do género construída em Portugal Continental. Ainda hoje se encontra em funcionamento. Durante o percurso é possível visitar a Aldeia do Xisto do Candal, junto à estrada que faz a ligação entre a vila da Lousã e Castanheira de Pera. Na aldeia do Candal encontram-se marcas de sinalização do percurso que indicam o caminho até às outras Aldeias, Catarredor, Vaqueirinho e Talasnal.

Na Serra da Lousã podemos encontrar uma vasta e diversificada flora e fauna. Os castanheiros centenários estão presentes por quase todo o percurso. Junto às aldeias, encontramos carvalhos, sobreiros e pinheiro bravo. As linhas de água, que em tempos eram aproveitadas para regar as hortas cultivadas pelos habitantes serranos, têm vindo a ser preservadas e ainda hoje servem para matar a sede dos animais selvagens. Essas mesmas linhas de água, muitas delas centenárias, acabam por dar vida e movimento às deslumbrantes paisagens envolventes.

De há alguns anos para cá as casas destas Aldeias têm sido alvo de um profundo plano de reabilitação graças ao turismo.
O caminho pode ser feito nos dois sentidos, mas o aconselhado é seguir primeiro pelo PR3 direção ao Candal.
Este trilho passa ao lado da Central Hidroelétrica de Ermida, uma peça de Museu industrial, começou a operar em 1943 com uma potência instalada de 0,4MW. Está instalada na Ribeira de São João com uma produtibilidade média anual de 0.9GWh. Foi construída para fornecer energia para a Fábrica de Papel do Prado. (Fonte de informação EDP)
O Castelo com o seu enquadramento cénico, o conjunto próximo das ermidas, do rio e da sua piscina natural, transformaram-no num dos mais interessantes pontos turísticos da Região Centro. As suas origens não se encontram ainda determinadas com exatidão, deixando espaço para algumas lendas na sua história.

ImportanteCuidados e informação técnica do trilho:

  1. Sinalização: O trilho está sinalizado, pode haver falhas derivado a vandalismo, é aconselhável o uso de GPS como em qualquer trilho quando se desconhece.
  2. Conservação dos caminhos: Os trilhos na Serra da Lousã são limpos e tratados todos os anos, mas por vezes os ventos fortes e as chuvas estragam tudo, depois as entidades responsáveis levam algum tempo até fazerem as limpezas e tratamento. É aconselhável se informarem do estado dos trilhos antes de irem percorre-los.
  3. Estruturas informativas: No início do trilho tem um painel informativo sobre o mesmo.
  4. Estruturas de apoio e segurança: É preciso ter muita atenção, existem locais sem proteção na levada, o que pode originar acidentes em altitude.
  5. Integração na paisagem: Totalmente integrado na paisagem, possibilidade de exploração pontos de interesse relevantes como a cascata do Candal e do Talasnal.
  6. Segurança geral: De modo geral o trilho é seguro, apenas na zona da levada é que é mais complicado, devido à falta de algumas barreiras de segurança que foram vandalizadas. Devem ter os cuidados necessários para fazerem o percurso sem correr riscos. O acesso às cascatas do Candal e do Talasnal são difíceis, não aconselhado a pessoas com dificuldades motoras. Terreno muito ingreme e escorregadio é obrigatório calçado apropriado.
  7. Informação de segurança: O estado do percurso muda com as condições meteorológicas, no inverno e em dias de chuva tenha especial atenção, o piso fica escorregadio e a levada transborda. No verão, as temperaturas podem subir consideravelmente, por isso não caminhe nas horas de mais calor, use sempre chapéu e leve água.

Atenção Especial Cuidado:
Em praticamente todo o percurso não existe rede móvel, se houver um acidente não terão como chamar socorro, portanto não faça o trilho sozinho/a. Se pretender ir sozinho/a, fale connosco podemos emprestar rádio de comunicações móveis para poder pedir auxilio em caso de necessidade, estaremos atento ás comunicações.

Locais de interesse:
Castelo da Lousã, Ermidas de nossa Senhora da Piedade, Praia Fluvial, Central Hidroelétrica, Levada, Capela da Senhora da Luz, Aldeia do Candal e Cerdeira, Cascata do Candal.

Coordenadas de Inicio
Coordenadas geográficas: 40.100797,   -8.235420

Locais onde comer:
Restaurante Sabores da Aldeia no Candal, telefone: 239 991 393
Atende por marcação
Outros Restaurantes na Vila da Lousã

Locais onde Dormir:
Hotel Bem Estar, remodelado em 2019.
Página web: www.paradigmohotels.com
e-mail: reservas@paradigmo.net
Telefone: +351 239 194 473
————————————————-
Residencial Martinho
Página web: www.paradigmohotels.com
e-mail: reservas@paradigmo.net
Telefone: +351 239 194 473

O que levar e cuidados a ter:
Mochila de 10L a 40L, capa de chuva, sapatilhas ou botas adequadas, meias específicas para caminhada, óculos e boné, telefone, lanterna, protetor solar, repelente, saco do lixo, kit de primeiros socorros, barras de cereais, chocolate, alimentos, frutas e água muita água.

Fauna:
Neste trilho é possível ver raposas, veados, javalis entre outros animais, é possível ver também diversas Aves.

Flora:
Existe uma variedade muito grande de plantas e arvores, as que mais se destacam são o castanheiro, por aqui existem castanheiros centenários com mais de 300 anos, carvalho, sobreiro, pinheiro, loureiro, oliveira, entre outras

Contactos Uteis:
SOS Emergência: 112
SOS Floresta: 117
Centro de Informação Antivenenos: 808 250 143
GNR da Lousã: 239 990 060
Bombeiros Municipais da Lousã: 239 990 530
Centro de Saúde da Lousã: 239 990 614
Paradigmo Travel: 239 194 473

Contactos de Guias Locais:
Paradigmo Travel – Gabriel Gomes, Telefone 239194473

Programas completos de vários dias com dormida:

Obrigado por partilhar:
0
fb-share-icon0

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Paradigmo Travel