PR3 – Rota da Levada

Rota das Aldeias do Xisto
Características do Percurso
Nome: Rota da Levada, Código: LSA PR3
Tipologia: Linear, Distância: 7Km
Duração aproximada: 3/4h
Tipo de piso: Caminhos rurais e natureza
Grau de dificuldade: Elevada
Partida: Castelo da Lousã
Chegada: Cerdeira 

Fazer download do GPX  

O percurso pode iniciar-se no Castelo da Lousã, ou no sentido oposto, na Aldeia do Xisto da Cerdeira. Durante este percurso passamos pela Ribeira de S. João, que alimenta as piscinas naturais da Sra. Piedade. É importante referir que parte deste percurso é feito ao lado de uma levada de água, que canaliza água da serra para a Central Elétrica, a primeira do género construída em Portugal Continental. Ainda hoje se encontra em funcionamento. Durante o percurso é possível visitar a Aldeia do Xisto do Candal, junto à estrada que faz a ligação entre a vila da Lousã e Castanheira de Pera. Na aldeia do Candal encontram-se marcas de sinalização do percurso que indicam o caminho até à Aldeia da Cerdeira, local onde termina o percurso.

Na Serra da Lousã podemos encontrar uma vasta e diversificada flora e fauna. Os castanheiros centenários estão presentes por quase todo o percurso. Junto às aldeias, encontramos carvalhos, sobreiros e pinheiro bravo. As linhas de água, que em tempos eram aproveitadas para regar as hortas cultivadas pelos habitantes serranos, têm vindo a ser preservadas e ainda hoje servem para matar a sede dos animais selvagens. Essas mesmas linhas de água, muitas delas centenárias, acabam por dar vida e movimento às deslumbrantes paisagens envolventes.

De há alguns anos para cá as casas destas Aldeias têm sido alvo de um profundo plano de reabilitação graças ao turismo.
O caminho pode ser feito nos dois sentidos, pelo mesmo trilho, ou descer pela estrada de alcatrão que liga Lousã a Castanheira de Pera.
A Central Hidroelétrica de Ermida é uma peça de Museu industrial, começou a operar em 1943 com uma potência instalada de 0,4MW. Está instalada na Ribeira de São João com uma produtibilidade média anual de 0.9GWh. Foi construída para fornecer energia para a Fábrica de Papel do Prado. (Fonte de informação EDP)
O Castelo com o seu enquadramento cénico, o conjunto próximo das ermidas, do rio e da sua piscina natural, transformaram-no num dos mais interessantes pontos turísticos da Região Centro. As suas origens não se encontram ainda determinadas com exatidão, deixando espaço para algumas lendas na sua história.

Fazer Download do Folheto PDF

ImportanteCuidados e informação técnica do trilho:

  1. Sinalização: O trilho está sinalizado, pode haver falhas derivado a vandalismo, é aconselhável o uso de GPS como em qualquer trilho quando se desconhece.
  2. Conservação dos caminhos: Os trilhos na Serra da Lousã são limpos e tratados todos os anos, mas por vezes os ventos fortes e as chuvas estragam tudo, depois as entidades responsáveis falham nas imediatas limpezas e tratamento. É aconselhável se informarem do estado dos trilhos antes de irem fazer o trilho.
  3. Estruturas informativas: No início do trilho tem um painel informativo sobre o mesmo.
  4. Estruturas de apoio e segurança: É preciso ter muita atenção, existem locais sem proteção na levada, o que pode originar acidentes em altitude.
  5. Integração na paisagem: Totalmente integrado na paisagem, possibilidade de exploração pontos de interesse relevantes como a cascata do Talasnal.
  6. Segurança geral: De modo geral o trilho é seguro, apenas na zona da levada é que é mais complicado, devido à falta de algumas barreiras de segurança que foram vandalizadas. Devem ter os cuidados necessários para fazerem o percurso sem correr riscos. O acesso à cascata do Candal é difícil, não aconselhado a pessoas com dificuldades motoras. Terreno muito ingreme e escorregadio.
  7. Informação de segurança: O estado do percurso muda com as condições meteorológicas, no inverno e em dias de chuva tenha especial atenção, o piso fica escorregadio e a levada transborda. No verão, as temperaturas podem subir consideravelmente, por isso não caminhe nas horas de mais calor, use sempre chapéu e leve água.

Locais de interesse:
Castelo da Lousã, Ermidas de nossa Senhora da Piedade, Praia Fluvial, Central Hidroelétrica, Levada, Capela da Senhora da Luz, Aldeia do Candal e Cerdeira, Cascata do Candal.

Coordenadas de Inicio
Coordenadas geográficas: 40.100797,   -8.235420

Locais onde comer:
Restaurante Sabores da Aldeia no Candal, telefone: 239 991 393
Atende por marcação
Outros Restaurantes na Vila da Lousã

Locais onde Dormir:
Hotel Bem Estar, remodelado em 2019.
Página web: www.paradigmohotels.com
e-mail: reservas@paradigmo.net
Telefone: +351 239 194 473
————————————————-
Residencial Martinho
Página web: www.paradigmohotels.com
e-mail: reservas@paradigmo.net
Telefone: +351 239 194 473

O que levar e cuidados a ter:
Mochila de 10L a 40L, capa de chuva, sapatilhas ou botas adequadas, meias específicas para caminhada, óculos e boné, telefone, lanterna, protetor solar, repelente, saco do lixo, kit de primeiros socorros, barras de cereais, chocolate, alimentos, frutas e água muita água.

Fauna:
Neste trilho é possível ver raposas, veados, javalis entre outros animais, é possível ver também diversas Aves.

Flora:
Existe uma variedade muito grande de plantas e arvores, as que mais se destacam são o castanheiro, por aqui existem castanheiros centenários com mais de 300 anos, carvalho, sobreiro, pinheiro, loureiro, oliveira, entre outras

Contactos Uteis:
SOS Emergência: 112
SOS Floresta: 117
Centro de Informação Antivenenos: 808 250 143
GNR da Lousã: 239 990 060
Bombeiros Municipais da Lousã: 239 990 530
Centro de Saúde da Lousã: 239 990 614
Paradigmo Travel: 239 194 473

Contactos de Guias Locais:
Paradigmo Travel – Gabriel Gomes, Telefone 239194473

Programas completos de vários dias com dormida:

 

Obrigado por partilhar:
0
fb-share-icon0

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Paradigmo Travel