Passadiços do Coentral e Percurso Pedestre

PR2 – Passadiços do Coentral
Características do Percurso
Nome: Passadiços do Coentral, Código: CPR PR2
Tipologia: Circular, Distância: 5Km
Duração aproximada: 2/3h
Tipo de piso: Caminhos rurais e natureza
Grau de dificuldade: Médio
Partida: Aldeia do Coentral
Chegada: Aldeia do Coentral

 Fazer download do GPX  

Este circuito que apresentamos faz parte do percurso homologado PR2, como conhecemos o local, recriámos o circuito circular com cerca de 4km. o circuito passa pelos passadiços, podemos caminhar na levada, ver a ribeira de pera e a sua bela cascata e também o souto de castanheiros centenários. Ainda no percurso é possível ver a fonte das bicas, local onde podem encontrar um parque de merendas, com mesas, churrasqueira, wc,  etc… 

A Ribeira das Quelhas, com as 8 magníficas cascatas e lagoas é uma das maravilhas naturais da Serra da Lousã.

A Ribeira das Quelhas nasce na Nascente dos Seixinhos, numa das vertentes a sul do Cabeço do Pereiro, mais conhecido por Santo António da Neve, nome que recebeu por ser o lugar onde armazenavam a neve em poços e a conservavam até ao verão. Posteriormente o gelo era levado para a Corte portuguesa em Lisboa, para que se pudessem refrescar durante os quentes verões lisboetas.

A partir da sua nascente, todo o percurso desta ribeira é feito por entre quelhas rochosas e penhascos grandiosos de xisto, resultado em lindíssimas quedas de água.

Á pouco tempo era um local de acesso difícil, de pastoreio, da prática de Caminhadas e de Canyoning. Estamos perante uma verdadeira maravilha da Serra da Lousã, agora acessível a todos que tenham condição física para poderem subir e descer os degraus em cerca de 1000m.

Os Passadiços da Ribeira das Quelhas estão localizados junto à aldeia do Coentral, concelho de Castanheira de Pera, e seguem pela margem direita da Ribeira das Quelhas ao longo de aproximadamente 1,2km (cerca de 2,4km, ida e volta).

É possível estacionar o seu carro praticamente ao lado do início do percurso, mas tenha em atenção que o estacionamento é muito limitado. Se for em dias de grande afluência, como os fins-de-semana, o mais certo é não ter lugares disponíveis. Nesse caso, terá de estacionar a sua viatura na aldeia do Coentral e depois seguir a pé pelo estradão até ao início dos passadiços.

Por último queremos chamar a atenção que apesar dos Passadiços da Ribeira das Quelhas serem curtos terá de subir uma escadaria com cerca de 1 km de extensão. Se não está habituado a caminhadas ou tiver alguma limitação física pode custar um bocadinho. Sobretudo no verão, devido à enorme exposição solar do percurso. Mas com calma, vai ver que é mais fácil do que parece.

Tem mais uns dias para a sua escapadinha na natureza?

Então aproveite a sua passagem por esta região e parta à descoberta das maravilhas desta Serra.

Os passadiços da Ribeira das Quelhas pode ser visitado o ano todo, Na primavera a serra enche-se de flores e perfumes fantásticos, as cascatas e lagoas estão no seu esplendor.

No verão as cascatas e lagoas de água cristalina, convidam a uns mergulhos refrescantes.

No outono, porque na serra abunda o carvalho e o castanheiro, a serra fica pintada de inúmeros tons de amarelo, laranja e vermelho.

O verão costuma ser escaldante nesta região, convém ter em atenção que praticamente todo o percurso dos Passadiços da Ribeira das Quelhas não tem sombras e tem uma enorme exposição solar. Se for no verão, recomendamos vivamente que evite as horas de maior calor e que leve muita água, chapéu e protetor solar.

O Coentral tem o Museu do Neveiro e a igreja de nossa senhora da Nazaré.

Coordenadas Inicio e Fim 

Coordenadas geográficas: 
40.063987, -8.179242

Fotografias do Coentral:

 

 

Obrigado por partilhar:
0
fb-share-icon0

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Paradigmo Travel